25 de maio de 2009

Granel Hotel

Para um grego, o destino era determinante.

Espinosa abre o seu tratato teológico político criticando os homens que vivem neste mundo flutuante, ora se auto-intitulando desgraçados, ora afortunados.

Contudo, o Dr. Bolos, mentor do Dr. Caramelo, padrinho do Dr. Bayard, dizia:

"ou nossas acções são predeterminadas, no caso em que não somos responsáveis por elas, ou bem resultam de eventos aleatórios, no caso em que também não somos responsáveis por elas".

Mas, o Dr. Bolos, que ensinou culinária à Dr. Manteiga Derretida e orientou o mestrado do Professor Batatas, considera que a impossibilidade da determinação da posição e velocidade de uma partícula num dado instante com precisão arbitrária...

.. na parte macroscópica do processo determinista do processamento cerebral podemos citar as conexões neuronais predeterminadas geneticamente que por sua vez sintetizam os nossos impulsos instintivos e as regras epigenéticas.

Basta um pequeno dispositivo que contenha um material fissil que conta o decaimento radioactivo para provar que todo o cosmos é regulado por leis universais imutáveis, estas leis regulam inclusive nossos pensamentos, pois tudo o que acontece tem uma causa eficiente, necessária e universal.
O livre-arbítrio é inconciliável com a sua perspectiva, na medida que é um conceito de matriz individualista. Todavia não devemos esquecer que Espinosa considerava a infelicidade dos homens fruto da natureza dos objectos de paixão e desejo que estes escolhiam para si (Tratado da Correção do Intelecto).

O teorema da incompletude do matemático Kurt Gödel baseado na chamada lógica impura das hierarquias entrelaçadas não diz respeito a todas as assertivas? ou seja, inclusive àquela que diz que o Universo não-é-determinado.

Sem comentários:

Enviar um comentário