27 de março de 2009

Desflorestar por aí





Desflorestação, desflorestamento ou desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. a desflorestação é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas e pela extração da indústria madeireira.
Uma consequência da desflorestação é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.

(Palmeiras à parte)
Ao nématodo do pinheiro dai-lhe o silêncio que aqui ninguém o ouve e o D. Dinis já está a fazer tijolo há muito ano, a cortiça também tem a sua némesis mas o tal Amorim é um dos homens mais ricos da parvónia portanto charope, o eucalipto essa praga das austrálias mas cheio de propriedades é óptimo para a especulação florestal e para deitar fogo então é mesmo bom, basta contratar uns burgessos sem escrúpulos e bota práquecer, aqui ninguém apanha ninguém ou se tal já vai fora de prazo. Tens um terrenito com umas quantas árvores? Passa isso a patacos e constrói lá umas quantas casas ao terreiro do sol com umas belas dumas novas árvores nascediças, depois é só concorrer para a cena da energia solar e pronto tá feita a tua contribuição ecológica. Boas andam as velhas oliveiras que de transplante em transplante aparecem em tudo quanto é rotunda, golfes, cantinhos da autarquia e pelo visto o bicho se lhe deu já se lixou à muito.
Andam a destruir esta porra de país: nem história, nem sociologia, nem antropologia, nem arte, nem gastronomia, nem pescas, nem agricultura, nem crescimento moderno e sustentável, vai tudo mas é pró galheiro. Que falso progresso é este do chico esperto e do corrupto? Que democracia é esta com esta capacidade de destruição e desleixo? Retóricas meu caro Caruso.

Sem comentários:

Enviar um comentário